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Atividades



MUSCULAÇÃO (TREINAMENTO COM PESOS / EXERCÍCIOS RESISTIDOS)

A musculação é uma atividade que consiste em trabalhar a musculatura corporal, realizando exercícios contra uma resistência que pode ser empregada das mais variadas formas, como uma carga num halter ou numa barra longa, num aparelho com baterias de placas, tensores elásticos, aparelhos de ar comprimido, ou simplesmente contra a força da gravidade.

A musculação pode ser realizada por diferentes grupos de indivíduos, desde adolescentes a idosos, passando por aquelas pessoas que precisam de cuidados especiais, como cardiopatas, diabéticos, hipertensos, portadores de deficiência física, indivíduos em fase de recuperação de lesões ou em quadro pós-operatório, todos liberados por seus respectivos médicos para desenvolver tal atividade.

Os treinamentos devem ser orientados e acompanhados por um profissional de Educação Física, especialista em Musculação e registrado no respectivo conselho de classe (na Bahia CREF 13).

Baseado no objetivo do praticante pode ser dado ênfase no aumento da força, da massa muscular, da diminuição do percentual de gordura corporal, da melhora do condicionamento físico geral e no aumento da performance esportiva.



JUMP (CAMA ELÁSTICA)

Método de ginástica que utiliza camas elásticas visando melhorar o condicionamento cardiorespiratório. Tonifica a musculatura dos membros inferiores e fortalece os músculos do Core (centro de força) no trabalho de manutenção do equilíbrio. O sistema de lona e molas absorve 87% do impacto dos exercícios.


STEP (BANCO OU PLATAFORMA)

O step pratica-se subindo e descendo o banco de step e executando simultaneamente movimentos de braços com ou sem halteres. À medida que a resistência do praticante aumenta, a plataforma pode ser elevada e as coreografias e ritmos das aulas tornam-se mais complexos e intensos. O step é uma modalidade cardiovascular o que implica num progressivo aumento do condicionamento aeróbio. É indicado também para quem pretende reduzir o percentual de gordura corporal.


CIRCUITO

Treino composto por séries de exercícios dispostos em blocos nos quais os praticantes executam diversos movimentos por um tempo determinado com intervalos ativos, ou sem intervalos o que intensifica a exigência muscular, aumentando o metabolismo e conseqüente crescimento do consumo calórico. O circuito pode ser planejado visando condicionamento aeróbio, aumento da resistência muscular localizada, ganho de força, etc.


SPINNING

Aula em grupo praticada em bicicletas ergométricas desenhadas especialmente para a modalidade, permitindo ajustar a resistência da pedalada de acordo com o nível de treinamento individual.

Orientados por um profissional qualificado os alunos simulam percursos diferentes, encarando montanhas imaginárias, dando um “gás” nas retas e despencando morro abaixo, no que acompanham se posicionando às em pé aplicando uma carga maior à pedalada, às vezes sentando-se e inclinando o corpo à frente e aliviando a carga através do registro de regulagem existente no quadro da bicicleta. Consome-se em média 600 calorias por sessão, variando em função da intensidade do treino.


ZUMBA

Programa para fitness criado pelo colombiano Beto Perez inspirado principalmente pela Dança Latina. É uma forma divertida de adquirir condicionamento físico aliando ginástica com movimentos de dança em ritmos variados (salsa, merengue, samba, hip hop, etc), contribuindo decisivamente para o aumento do consumo de gordura daqueles que desejam emagrecer.


PILATES

Método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados nas sessões de Pilates proporcionam o alongamento e o fortalecimento do corpo de forma integrada e individualizada, além da melhora da respiração, diminuição do estresse, desenvolvimento de consciência e equilíbrio corporal, melhorando a coordenação motora e a flexibilidade.


BOXE (4 RAZÕES PARA PRATICÁ-LO)

Ajuda o processo de emagrecimento – num treino de 60 minutos é possível queimar em média 600 calorias. Trabalha vários músculos do corpo – além dos braços que são bastante exigidos, você perceberá que os glúteos, quadríceps e dorsais ficarão tonificados.

Reduz o estresse – além da liberação de substâncias que dão prazer, como acontece em qualquer atividade física, bater em sacos de pancada desde que domine a técnica de socar, ajuda a liberar as tensões do dia a dia.

Auto-defesa – você aprenderá princípios como base, posição de guarda, esquiva e claro, golpes que podem te ajudar a se defender em algumas situações de risco.